SARESP 2019

O SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – fornece indicadores de extrema relevância para subsidiar o monitoramento das políticas públicas de educação, bem como para o aprimoramento e/ou redirecionamento das ações e projetos em andamento. É um importante instrumento de definição de política educacional que, no decorrer de suas edições, passou por transformações e aprimoramentos sempre em consonância com as exigências da Gestão Pública.

Avaliação anual
de resultados

Os resultados de cada edição podem ser comparados ano a ano e as informações disponibilizadas permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o percentual de alunos nos níveis de proficiência, em cada escola nos anos/série, habilidades e disciplinas avaliadas. Além do seu caráter diagnóstico, os resultados deste tipo de avaliação visam a subsidiar as ações de planejamento e a tomada de decisões em relação às políticas públicas.

Principal indicador
de qualidade

Por meio do percentual de alunos em cada nível de proficiência, em Língua Portuguesa e Matemática, resultantes do SARESP, e do fluxo escolar, obtém-se um indicador educacional, o IDESP, que aponta a qualidade da educação estadual paulista.

banner-feature

Boletins de Resultados

Os boletins do SARESP trazem as informações de cada escola individualmente e tem o objetivo de apoiar o acompanhamento do trabalho pedagógico e fornecer subsídios aos projetos e ações de recuperação e aprofundamento das escolas. Um apoio à leitura e interpretação das informações pode ser obtida na Revista Pedagógica do SARESP de 2017

Acessar

Revista Eletrônica

A revista eletrônica "SARESP em Revista" vem em substituição ao Relatório Pedagógico em versão física. Nele os educadores podem integrar a leitura articulada à interpretação e uso dos dados.

Em breve

Saresp permite monitorar avanços da educação básica no Estado

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

No Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

about image

Documentos