Inicial > Conheça o Saresp



A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEE/SP - vem avaliando sistematicamente a Educação Básica no Estado, desde 1996, por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - Saresp. O Saresp tem aferido anualmente o rendimento escolar de centenas de milhares de estudantes, colocando à disposição dos educadores e gestores do ensino, bem como das famílias e da sociedade civil, os resultados da avaliação e uma série de estudos estatísticos e pedagógicos. Esse conjunto de informações subsidia professores e técnicos das diferentes redes de ensino no desenvolvimento de ações para a superação de problemas de aprendizagem e na proposição de situações de ensino cada vez mais significativas para os alunos. Ao mesmo tempo, instrumentaliza estudantes e pais para uma participação mais efetiva da gestão da escola, tendo em vista o seu aperfeiçoamento. Os dados colhidos, enfim, permitem que a sociedade civil acompanhe e fiscalize os serviços educacionais oferecidos à população, bem como efetue novas demandas.

Até o momento houve oito edições do Saresp, a mais recente das quais realizada em novembro de 2004, com a participação de mais de 5 milhões de alunos, sendo 4.700.000 da rede estadual, 390.000 da rede municipal e 32.000 da rede particular. Nessa ocasião, foram avaliados todos os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas urbanas e rurais da rede estadual na modalidade de ensino regular, e também das escolas da rede particular e das redes municipais que aderiram ao sistema.

No final do ano letivo de 2005, será realizada a 9ª edição do Saresp, quando serão avaliados todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas urbanas e rurais da rede estadual no modalidade de ensino regular. Nessa edição, como em 2004, serão também envolvidas as redes municipal e particular que aderirem ao sistema.

As orientações contidas neste documento têm a finalidade de informar sobre os principais objetivos, procedimentos, compromissos e responsabilidades dos parceiros da SEE no Saresp.

1. O que é o Saresp?

O Saresp é o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Desde sua criação, em meados da década de 90, vem avaliando sistematicamente o sistema de ensino paulista, verificando o rendimento escolar dos alunos de diferentes séries e períodos e identificando os fatores que interferem nesse rendimento.

•  Quais são os objetivos do Saresp?

O principal propósito do Saresp é obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de propostas de intervenção técnico-pedagógica no sistema de ensino, visando a melhorar a sua qualidade e a corrigir eventuais distorções detectadas. O Saresp constitui, assim, uma espécie de “bússola” para a reorientação das ações da SEE/SP, especialmente no que diz respeito à capacitação dos recursos humanos do magistério, e do trabalho das escolas participantes. Mais ainda: ao envolver diretamente professores, alunos e pais em suas atividades, pretende contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento de uma cultura avaliativa não-punitiva e fomentadora de mudanças qualitativas na Educação no Estado de São Paulo.

3. A quem se dirige o Saresp?

A preocupação central do Saresp é disponibilizar às escolas, às equipes pedagógicas e aos órgãos centrais da SEE/SP, bem como aos estudantes e suas famílias e à sociedade civil em geral, informações consistentes sobre a qualidade do ensino oferecido no Estado. Com isso, possibilita aos responsáveis pelas políticas educacionais, bem como aos educadores, o aprimoramento da gestão do sistema educacional e a adoção de procedimentos e estratégias pedagógicas capazes de contribuir efetivamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O Saresp permite também que os alunos e suas respectivas famílias, ao tomar ciência dos aspectos positivos e negativos da escola, participem de forma mais efetiva de sua gestão, e que a sociedade civil obtenha elementos que lhe possibilitem melhor acompanhar, fiscalizar e demandar os serviços educacionais oferecidos à população.

4. Qual é a abrangência do Saresp?

A participação no Saresp é compulsória para todas as escolas estaduais administradas pela SEE/SP. A participação das demais redes de ensino (municipal e particular) ocorre por adesão.

5. O que o Saresp avalia?

Em suas primeiras edições, o Saresp avaliou habilidades cognitivas desenvolvidas pelos alunos durante o processo de escolarização em séries e componentes curriculares diversos. Nos últimos anos, porém, o Sistema vem se centrando na avaliação das habilidades cognitivas de Leitura e Escrita adquiridas pelos alunos ao longo de todas as séries dos Ensinos Fundamental e Médio e, para esse ano será acrescido a área de Matemática. A seleção e a definição dessas habilidades está fundamentada nas Propostas Curriculares da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP/SEE, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e no que de fato ocorre no sistema de ensino paulista.

6. Quais instrumentos de avaliação são utilizados pelo Saresp?

O Saresp utiliza basicamente dois tipos de instrumentos de avaliação para atingir seus objetivos.

O primeiro consiste na aplicação de provas para medir o desempenho dos alunos em Leitura/Escrita e Matemática, constituída cada uma de questões objetivas, tanto no Ensino Fundamental (3ª a 8ª séries), quanto no Ensino Médio. Essas provas apresentam também um tema para Redação do tipo narrativo-descritivo para o Ensino Fundamental. No Ensino Médio o tema é dissertativo-argumentativo. Já para a 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, as provas serão constituídas de questões predominantemente abertas. Para cada série e período, serão construídos instrumentos diferentes, mas com questões equivalentes.

O segundo instrumento consiste em questionário aplicado aos alunos, por meio do qual são coletadas informações sobre suas características pessoais, o contexto socioeconômico e cultural em que vivem, sua trajetória escolar, suas percepções acerca dos professores e da gestão da escola e, também, sua participação nos projetos da SEE/SP. Objetiva-se, com este questionário, traçar os perfis dos alunos nos diferentes níveis de escolaridade e verificar as possíveis interferências desses fatores na aprendizagem.

7. Quem é responsável pela aplicação das provas do Saresp?

A responsabilidade pela aplicação do Saresp é da SEE/SP, por meio de suas Coordenadorias (CENP, COGSP e CEI), da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, das Diretorias de Ensino, das escolas, dos diretores e dos professores aplicadores. Em 2004, a avaliação contou, ainda, com a participação das Secretarias e Conselhos Municipais de Educação, além de representantes da rede particular de ensino. Todos os anos é contratada, enfim, uma empresa responsável pela assessoria técnica ao Sistema e pela logística da avaliação.

8. Como são disponibilizadas as informações sobre a aplicação do SARESP?

Os educadores da rede estadual responsáveis pelo Saresp passam por um processo de capacitação, realizado em nível central, regional e local, a partir de ações presenciais e videoconferências. São fornecidos a todos os envolvidos, além disso, manuais com orientações a respeito dos procedimentos padronizados adotados em cada etapa do Saresp. As redes municipal e particular, por sua vez, recebem todas as informações sobre a aplicação e correção das provas nos treinamentos organizados pelas Diretorias de Ensino, juntamente com as escolas da rede estadual.

9. Quando é aplicado o SARESP?

A aplicação das provas ocorre no final do ano, no mesmo horário de início das aulas nos períodos da manhã, tarde e noite, em dois dias consecutivos. O primeiro dia é destinado à aplicação da prova de Leitura e Matemática. Já no segundo dia os alunos produzem um texto e respondem ao questionário.

10. O que acontece nos dias da aplicação do SARESP?

Nos dias da aplicação do Saresp, a escola toda se mobiliza para a avaliação. Os aplicadores das provas são os professores do próprio estabelecimento de ensino, coordenados pelo diretor. Há um aplicador para cada turma de alunos. Os aplicadores do período chegam à escola meia hora antes do início da prova e seguem rigorosamente os procedimentos do Manual de Aplicação discutido no treinamento. Pais de alunos também se fazem presentes, acompanhando e fiscalizando a aplicação.

11. Como são corrigidas as provas do Saresp?

Com relação à 1ª e à 2ª séries do Ensino Fundamental, as questões abertas que compõem a prova são corrigidas e transcritas pelos professores, seguindo as orientações do Roteiro de Correção das Provas. No que diz respeito às provas da 3ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e àquelas do Ensino Médio, a parte objetiva é corrigida por meio de processamento eletrônico efetuado pela empresa contratada. A correção das redações é feita pelos professores capacitados para esta etapa avaliativa.

12. Como e quando é feita a divulgação dos resultados do SARESP?

A divulgação dos resultados do Saresp é feita por meio de uma série de informes e relatórios, enviados a cada instância envolvida e/ou disponibilizados no site da SEE/SP ( www.educacao.sp.gov.br ) a tempo de serem utilizados no planejamento escolar. Entre eles, destacam-se:

•  o Quadro diagnóstico das habilidades avaliadas por turma e aluno – apresenta os resultados de cada aluno;

•  o Informe personalizado de resultados da avaliação por escola – com dados de abrangência, estatísticas básicas por prova, série e período, bem como resultados por habilidades série e período e dados da rede de ensino à qual o estabelecimento se filia; e

•  o Informe personalizado de resultados da avaliação por rede – com dados de abrangência, estatísticas básicas por prova, série e período e os resultados por habilidade também por série e período, do conjunto das escolas de cada rede.

Além desses informes, são divulgados os gabaritos das provas de todas as séries e períodos, juntamente com as matrizes de especificação das habilidades avaliadas, no site da SEE/SP. É divulgado, também, por rede de ensino, um relatório quantitativo acerca do perfil dos alunos.

A devolução de resultados a cada estabelecimento de ensino ocorre em caráter confidencial e tem cunho formativo, já que o Saresp adota um enfoque centrado no uso da informação como instrumento de aprendizagem profissional para os gestores e educadores. Os resultados globais do Saresp, por sua vez, são divulgados através da imprensa, para que a população possa conhecer os resultados da avaliação do ensino oferecido, e por meio de um relatório final da avaliação.

13. Como os gestores e os educadores utilizam os resultados do Saresp?

Os resultados do Saresp constituem importantes instrumentos de monitoramento do ensino. Eles subsidiam a tomada de decisão e o estabelecimento de políticas públicas no campo da Educação no Estado de São Paulo. Reorientam também o trabalho pedagógico em termos de demandas de capacitação e de elaboração de planos e estratégias de ação, com vistas a melhorar as práticas pedagógicas em cada unidade escolar.