MATRIZ DE ESPECIFICAÇÃO -
LEITURA E ESCRITA
ENSINO FUNDAMENTAL - 7a SÉRIE
Download da Prova
Questionário do Aluno
Visualizar a Prova

 

Texto

No Questão

Habilidade

Gabarito

M

T

N

Narrativo

1

Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade

D

B

B

2

Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem

B

A

A

3

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa

A

D

D

4

Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados

C

C

C

5

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações

B

A

A

6

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão

A

B

B

Informativo

7

Localizar informação explícitas no texto

D

D

D

8

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

C

B

B

9

Identificar o tema de um texto

B

C

C

10

Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero

A

A

A

11

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão

D

D

D

Poema

12

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

B

C

C

13

Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento da sonoridade e da linguagem figurada

A

A

A

Notícia

14

Localizar informação explícita no texto

C

B

B

15

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

B

C

C

16

Identificar o tema de um texto

D

D

D

17

Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos

A

A

A

18

Distinguir um fato da opinião relativa a este fato

C

C

C

Propaganda

19

Inferir uma informação implícita no texto

D

B

B

20

Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais

C

A

A

21

Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero

A

D

D

22

Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento da sonoridade e da linguagem figurada

D

A

A

Instrucional

23

Inferir uma informação implícita no texto

B

D

D

24

Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos

A

A

A

HQ

25

Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais

C

C

C

26

Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem

B

B

B

27

Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados

D

C

C

28

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações

A

D

D

Gráfico

29

Localizar informação explícita no texto

B

A

A

30

Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais

C

B

B