Texto |
No Questão |
Habilidade |
Gabarito |
M
|
T
|
N |
Narrativo
|
1
|
Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando
repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade
|
D
|
B
|
B
|
2
|
Reconhecer os recursos empregados
para assinalar a transcrição da fala da personagem
|
B
|
A
|
A
|
3
|
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos
que constróem a narrativa |
A
|
D
|
D
|
4
|
Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos
variados |
C
|
C
|
C
|
5
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação
e de outras notações |
B
|
A
|
A
|
6
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso
de uma determinada palavra ou expressão |
A
|
B
|
B
|
Informativo
|
7
|
Localizar informação explícitas no texto
|
D
|
D
|
D
|
8
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
|
C
|
B
|
B
|
9
|
Identificar o tema de um texto |
B
|
C
|
C
|
10
|
Identificar a finalidade de um texto de acordo
com o seu gênero |
A
|
A
|
A
|
11
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso
de uma determinada palavra ou expressão |
D
|
D
|
D
|
Poema
|
12
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
|
B
|
C
|
C
|
13
|
Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento
da sonoridade e da linguagem figurada
|
A
|
A
|
A
|
Notícia
|
14
|
Localizar informação explícita no texto
|
C
|
B
|
B
|
15
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
|
B
|
C
|
C
|
16
|
Identificar o tema de um texto |
D
|
D
|
D
|
17
|
Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos
ou fatos |
A
|
A
|
A
|
18
|
Distinguir um fato da opinião relativa a este fato
|
C
|
C
|
C
|
Propaganda
|
19
|
Inferir uma informação implícita no texto
|
D
|
B
|
B
|
20
|
Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
|
C
|
A
|
A
|
21
|
Identificar a finalidade de um texto de acordo
com o seu gênero |
A
|
D
|
D
|
22
|
Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento
da sonoridade e da linguagem figurada
|
D
|
A
|
A
|
Instrucional
|
23
|
Inferir uma informação implícita no texto
|
B
|
D
|
D
|
24
|
Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos
ou fatos |
A
|
A
|
A
|
HQ
|
25
|
Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
|
C
|
C
|
C
|
26
|
Reconhecer os recursos empregados
para assinalar a transcrição da fala da personagem
|
B
|
B
|
B
|
27
|
Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos
variados |
D
|
C
|
C
|
28
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação
e de outras notações |
A
|
D
|
D
|
Gráfico
|
29
|
Localizar informação explícita no texto
|
B
|
A
|
A
|
30
|
Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
|
C
|
B
|
B
|